Manteiga ou margarina – quando usar cada uma?

Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao uso da manteiga ou margarina. Quando usar cada uma? Qual é a diferença entre elas? Para ajudar a entender melhor esse assunto, conversamos com o Chef Fernandinho. Confira:

Qual é a diferença?
A origem desses dois alimentos é uma das principais divergências entre eles. Enquanto a manteiga provêm da nata do leite batida, a margarina é feita através de óleos vegetais hidrogenados.

Qual é mais calórica?
Segundo o Chef Fernandinho, “as duas têm tipos de gorduras diferentes. A manteiga é rica em colesterol e gordura saturada. Já a margarina, tem menor teor de gordura saturada, mas possui maior teor de gordura insaturada e trans”. Por isso, é importante consumir ambas com prudência. Se está em busca da opção mais saudável, escolha a manteiga.

E nas receitas? Manteiga ou margarina?
No quesito sabor e textura, a manteiga é mais indicada. Por isso, é bastante usada em quase todas as receitas de confeitaria. “No preparo de biscoitos e bolachas, a manteiga pode deixar a receita mais crocante”, comenta o Chef. “Como a margarina não fica firme, mesmo que na geladeira, em biscoitos, massa de tortas e crumbles, é sempre bom usar manteiga, pois precisamos dela gelada e em textura firme”, finaliza.

Publicidade

Mas, pode substituir?
A margarina tem um preço mais acessível, o que pode influenciar no momento da escolha, e não há problema nisso. Apesar dos benefícios da manteiga na preparação de determinados pratos, ela pode ser substituída pela margarina, sim. Porém, para garantir uma boa consistência, a melhor opção é comprar margarina de uso culinário. “Ela tem a mesma textura da manteiga, só não tem o mesmo sabor”, comenta o Chef.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*