Melhores Dicas Para Conseguir o Primeiro Emprego – Guia Completo

As dicas para conseguir o primeiro emprego podem ser de grande ajuda, já que a falta de experiência é uma das maiores preocupações de quem está se inserindo no mercado de trabalho. A competição é grande, ainda mais com pessoas que já estão no mercado há algum tempo.

Dar início à carreira profissional é um desafio enorme para os jovens que mesmo com muita energia e disposição acabam sendo eliminados por falta de experiência profissional. Mas para compensar a falta de experiência existem outros caminhos a serem seguidos.

Neste artigo iremos oferecer todas as dicas para conseguir o primeiro emprego, veja algumas dicas sobre como começar a se preparar, como se comportar na primeira entrevista de emprego e muito mais.

Dicas para conseguir o primeiro emprego

Separamos algumas dicas que vão ser de grande utilidade na hora de procurar o primeiro emprego, veja agora quais são elas.

1- Pesquise sobre o que gosta de fazer

Pense em todas as atividades que goste de fazer, uma coisa que realmente vai te dar prazer ao realizar. Pense também nas áreas que gostaria de atuar, onde se imagina trabalhando e depois é bem interessante pesquisar sobre a rotina das carreiras que mais se identificou.

Por exemplo, imagine que o seu foco é conseguir uma vaga de atendente de loja, vai ser necessário gostar de lidar com o público. Uma dica para conseguir o primeiro emprego é pensar nas atividades que foram realizadas durante a escola, tente se lembrar de como se sentia em cada uma dessas situações.

O maior incentivo para ter crescimento profissional é se sentir bem realizando determinada tarefa, afinal existem diversas áreas nas quais você pode atuar, comece por aquelas que te fazem sentir bem.

2- Pense sobre todas as suas competências

Você é uma pessoa que consegue exercer um papel de liderança? Possui fácil comunicação? Pense sobre tudo isso na hora de se candidatar ao primeiro emprego, porque esse pode ser o seu grande diferencial dos outros candidatos.

É de grande importância conhecer todas as competências comportamentais exigidas em cada um dos cargos. Algumas empresas costumam divulgar essas exigências nos anúncios de emprego, mas é possível fazer a sua própria busca, observando e conhecendo quem já exerce aquele tipo de função.

Muitas pessoas dizem ter dificuldades de comunicação, mas saiba que essa competência pode ser desenvolvida e treinada, assim como todas as outras.

3- Procure por programas de inserção no mercado de trabalho

Existem programas que são de grande ajuda na hora de conseguir o primeiro emprego. O mais conhecido é o Jovem Aprendiz, esse programa é voltado para os jovens de 14 a 24 anos.

Os alunos realizam um curso intercalado com oportunidades práticas em determinada empresa, além disso, muitos dos jovens que começam como menores aprendizes acabam sendo efetivados pela empresa.

Outra ponte que é muito popular é o Centro de Integração empresa-escola que oferece muitas oportunidades para os jovens que ainda estão estudando e buscam por um primeiro emprego.

Outro fato muito importante é que esse programa conta com políticas de inclusão para todas as pessoas com deficiência.

4- Tenha em mente uma meta de carreira

Uma dica para conseguir o primeiro emprego é estabelecer uma meta de carreira, pois assim será muito mais fácil construir uma jornada de sucesso no mercado de trabalho.

É claro que a sua meta de carreira pode mudar ao longo do tempo, mas esse passo precisa ser seguido para conseguir construir uma estratégia bem mais eficiente.

5- Realize serviços comunitários

Muita gente não sabe, mas é possível colocar nas suas experiências os trabalhos voluntários que foram realizados. Inserir todas as atividades que foram realizadas e quais eram as suas responsabilidades pode ser um grande diferencial na hora da contratação.

Outra dica para conseguir o primeiro emprego é que mesmo que a atividade desenvolvida não tenha nenhuma ligação direta com a vaga na qual pretende ser aceito, isso pode dizer muito a seu respeito e ser um grande diferencial dos outros candidatos.

6- Sempre busque obter qualificações

Um currículo que possui alguns cursos de qualificação costuma chamar muito a atenção dos recrutadores e empresas. Comece por cursos básicos mesmo, como o Pacote Office por exemplo.

É sempre importante buscar por capacitações na área que você realmente deseja atuar, como por exemplo um curso de atendimento ao cliente. Outra dica para conseguir o primeiro emprego é estar sempre buscando por cursos gratuitos na internet, pois muitos deles oferecem certificado de conclusão.

Além disso, existem diversos cursos que ensinam a falar um novo idioma, atualmente ser fluente em outro idioma vem sendo um grande diferencial no currículo.

7- Cuide da sua marca 

Cuidar da sua marca pessoal é uma grande estratégia, pois isso reflete na imagem que você vai passar como um profissional. Um  e-mail com apelidos carinhosos ou referência a times de futebol não são nem um pouco adequados para serem inseridos no seu currículo, procure algo bem simples, objetivo e que transmita seriedade.

Outro fato a ser levado em consideração são as redes sociais, pois elas podem dizer muito sobre você e podem ser bem relevantes na hora de conseguir um emprego.

Uma dica para conseguir o primeiro emprego é refletir sobre a imagem que está sendo passada nas suas redes sociais e aprenda a utilizá-los somente ao seu favor.

8- Consiga um networking

A construção de um networking é de grande importância para chegar nas vagas que não são divulgadas de uma forma tradicional. Segundo pesquisas realizadas cerca de 80% das vagas são preenchidas por indicações. Mas fique bem atento, pois construir uma rede de contatos requer alguns cuidados importantes.

O networking é basicamente uma troca, portanto se você procura por um profissional somente para pedir uma indicação não é considerado networking. A pessoa com certeza irá achar que você foi até ela somente com interesse e sua imagem pode ser bastante prejudicada.

Sempre que um novo contato for iniciado, explique os motivos pelo qual você possui admiração pelo profissional e porque ele é considerado uma referência profissional. Uma dica para conseguir o primeiro emprego é convidar para tomar um café e conhecer mais sobre o seu trabalho.

Vale ressaltar que não é indicado de forma alguma realizar pedidos de indicação logo na primeira abordagem, se você for bom em construir o seu networking isso acontecerá de forma totalmente natural.

9- Esteja bem preparado(a) para a entrevista de emprego

Caso tenha sido convidado para comparecer a uma entrevista de emprego é necessário mostrar que sabe o que está fazendo. Pesquise muito sobre a empresa e a vaga que está sendo ofertada, pois com isso será possível absorver todos os conhecimentos que podem ser utilizados nas suas respostas sem ficar com receio de cometer algum erro.

Outra dica para conseguir o primeiro emprego é conhecer o perfil da empresa para estar com roupas mais adequadas para o momento. Além disso, esteja sempre preparado, chegue com antecedência no lugar da entrevista, lembre-se que atrasos nunca passam uma boa impressão.

10- Nunca diga informações falsas

Não é necessário ter nenhum receio da sua falta de experiência e fornecer informações falsas, seja no currículo ou na hora da entrevista de emprego. Caso você tenha mentido em algum momento, sua imagem pode ser muito prejudicada, já que mentiras nunca são bem vistas.

Se não for possível conquistar essa vaga de emprego, diversas outras irão aparecer, uma valiosa dica para conseguir o primeiro emprego é sempre deixar uma boa impressão por onde passar, mantendo sempre as portas abertas para você.

Como montar um bom currículo

como Conseguir o Primeiro Emprego

A elaboração de um currículo é bem fácil e simples, desde que algumas regras sejam seguidas rigorosamente. Existem diversos modelos de currículo disponíveis na internet e nas papelarias.

Como nesse caso estamos falando do primeiro emprego, provavelmente não terá muitas informações sobre as experiências e trabalhos anteriores, se o candidato já estiver realizado um trabalho temporário anteriormente é importante colocar.

O mais importante de ser inserido no currículo são suas competências e habilidades, pois isso será cobrado na entrevista de emprego e também podem ser requisitadas pelo seu futuro empregador.

Outra dica para conseguir o primeiro emprego é montar um currículo organizado, com um boa redação e atualizado, pois isso pode trazer muitos pontos positivos para você, já que quando se trata de conseguir um emprego, todos os critérios são muito bem analisados

Nunca entregue um currículo amassado, sujo ou molhado. Isso pode apresentar um certo relaxamento e o seu currículo nem será lido.

Dicas para montar o currículo

1- As primeiras informações do seu currículo devem ser os dados pessoais e contatos (nome completo, endereço, telefone e e-mail).

2- Logo em seguida, insira as informações estudantis, com o nome do curso realizado (se possuir algum), a série que cursou ou está cursando e a instituição onde estudou.

3- De forma clara e objetiva, escreva quais são os seus objetivos.

4- Descreva de forma breve seus principais conhecimentos, se já foi realizado algum estágio, relacione os conhecimentos que foram obtidos com cursos e experiências escolares.

5- Descreva todas as suas experiências anteriores, descreva quais eram as suas atividades, comece pelo nome da empresa, qual o ramo, qual o tempo que exerceu as atividades nesta empresa e quais foram elas.

6- Por último, faça uma relação com os principais cursos, workshops, palestras que serão intituladas como: Cursos extracurriculares. Liste principalmente aqueles cursos que possuem uma maior relação com a sua atividade acadêmica e com o perfil da vaga que está buscando.

Dicas para conseguir o primeiro emprego se preparando para a entrevista

Geralmente no primeiro emprego o jovem não faz ideia de como proceder durante uma entrevista de emprego. É muito comum que nessas situações o jovem fique bem nervoso, mas veja quais são as nossas dicas para se sair muito bem na primeira entrevista de emprego.

1- Escolha uma roupa apropriada para o momento

O mais aconselhado é sempre começar pelo básico. Uma dica para conseguir o primeiro emprego é sempre focar nas roupas mais sociais, ou se vestir como se já fosse um funcionário daquela empresa.

Se o candidato chegar no local e ver que não é tão social, basta tirar a gravata pois é melhor errar para mais do que para menos. Para as mulheres, um certo cuidado com as unhas e cabelos também podem ser essenciais.

2- Valorize bastante a sua experiência acadêmica

Na maioria dos processos seletivos o que possui mais peso são os resultados que foram obtidos em experiências anteriores. Como estamos falando de primeiro emprego, é claro que o recrutador já sabe que você não possui nenhuma experiência anterior, mas isso não te impede de falar sobre você.

Uma dica para conseguir o primeiro emprego é explorar todos os seus resultados anteriores, seus resultados na escola, cursos de aperfeiçoamento, os trabalhos que foram desenvolvidos e principalmente se já foi realizado algum trabalho voluntário.

3- Estude muito sobre a empresa antes da entrevista

Antes da entrevista de emprego é quase obrigatório estudar a empresa na qual deseja trabalhar. Use bastante a internet para investigar e descobrir tudo que for possível sobre a empresa, como a sua história, o que ela produz, se é nacional ou não, qual o tamanho, como ela está em relação aos concorrentes, quem são eles e etc.

Busque sempre imaginar o que você poderia fazer para acrescentar e ajudar no crescimento de tal empresa, se questione o por que deseja tanto trabalhar lá.

4- Tome muito cuidado com a fala

Tome sempre muito cuidado com o que vai dizer e qual a forma de dizer, evite os erros de português e não utilize nenhuma gíria. Outra dica para conseguir o primeiro emprego é responder somente o que for perguntado, pois falar demais e interromper o recrutador pode passar uma má impressão logo no início.

5- Pense nas situações em que foi desafiado

Como já foi mencionado acima, uma entrevista de emprego é baseada em situações passadas. Muitas pessoas ficam bastante nervosas na hora da entrevista, ainda mais os jovens que nunca passaram por esse processo antes, por isso é de grande importância já deixar a memória preparada para não correr o risco de se esquecer do que falar na hora.

Lembre com antecedência de todas as situações que te fizeram sentir desafiado ou que teve que resolver um grande problema na sua vida. É muito provável que em algum momento da conversa essa pergunta apareça no meio do bate papo. Não importa se foi uma atividade simples, isso já é esperado pelo recrutador, o importante é não esquecer de relatar.

Essa pergunta é muito importante porque você tende a agir de maneira parecida quando se depara com outros desafios na vida profissional ou pessoal, por isso o entrevistador deseja saber como você resolveu problemas anteriores.

As empresas buscam sempre por pessoas que são capazes de realizar um trabalho eficiente, produzindo os melhores resultados e a melhor maneira de mostrar tudo isso é contando tudo que você já fez.

6- Seja você mesmo na entrevista de emprego

O entrevistador já vai estar esperando que o candidato esteja muito nervoso, pois isso é muito comum na entrevista de emprego. Uma dica para conseguir o primeiro emprego é ser você mesmo, pois essa é ótima estratégia para combater o nervosismo do momento da entrevista

Não invente histórias ou conte mentiras para impressionar o recrutador, além disso a intenção da entrevista de emprego é colocar o funcionário correto na vaga correta, portanto se o candidato não for contratado não é porque é um profissional ruim, só significa que alguém mais aderente ao perfil foi selecionado.

Na grande maioria das vezes, o perfil comportamental é muito mais levado em consideração do que a capacidade intelectual ou as competências técnicas. Por isso, forçar um perfil profissional só trará prejuízos para a empresa e para o candidato.

Sendo assim, a melhor dica para seguir quando for fazer a primeira entrevista de emprego é mostrar toda a sua trajetória, seus resultados e seus desenvolvimentos.

7- Pense em todos os seus pontos fracos e fortes

Pense em todos os seus pontos fracos e fortes e prepare alguns exemplos que os demonstrem de forma clara e objetiva, com situações vividas que comprovam de fato o que está dizendo. No caso dos pontos fracos, pense em pontos que precisam ser desenvolvidos e busque soluções para eles, porque isso é quase sempre questionado na entrevista de emprego.

8- Prepare uma narrativa com antecedência

Dedique um tempo do seu dia para preparar uma narrativa para as perguntas mais comuns como “Por que você deve ser contratado por essa empresa?” ou “Fale um pouco mais sobre você”.

Pense no porque escolheu esta vaga, ou determinado curso. Procure sempre ser o mais objetivo possível, com respostas curtas de no máximo 3 minutos. Outra dica para conseguir o primeiro emprego é que se for falar sobre algum item do currículo, fale de forma mais profunda, tentando abranger um pouco mais sobre o assunto.

9- Realize ensaios sobre a entrevista

Use a câmera do seu dispositivo móvel para gravar um ensaio da entrevista de emprego, caso seja possível peça ajuda para seus amigos ou familiares. Desta maneira será possível ver como está realmente se saindo naquele momento.

Fazendo esse estudo é possível realizar correções no seu tom de voz ou até mesmo na postura, caso seja realmente necessário.

10- Deixe o celular desligado

Antes do início da entrevista tenha certeza que o seu celular foi desligado, nada pode ser mais constrangedor que ser interrompido por uma ligação ou notificações das redes sociais durante uma entrevista de emprego.

[Vídeo] Descubra Como Conseguir o Primeiro Emprego Sem Experiência.