Saiba como comprar carros no Leilão do Detran

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), todos os anos costuma realizar um evento em que são feitas vendas de veículos usados. Geralmente, esse evento é anunciado nas mídias sociais e meios de comunicação como na TV e rádio, com o intuito de atrair diversos compradores interessados.

Esses leilões de carros do Detran podem ser considerados uma boa oportunidade para aqueles que gostariam de comprar um carro e mesmo assim conseguir economizar. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o Leilão de carros do Detran.

Mas primeiramente, para aqueles que não têm conhecimento sobre o que são os leilões do Detran, fiquem tranquilos, pois abaixo também vamos explicar.

O que é o Leilão de carros do Detran?

O Leilão de carros do Detran é um evento em que carros apreendidos em operações de trânsito são vendidos por um preço mais barato. Esses carros podem ter sido apreendidos em blitz e operações em que foram avaliados com irregularidades.

Por esse motivo, os carros à venda no Leilão de carros do Detran na maioria das vezes podem conter irregularidades, seja na parte mecânica, elétrica ou possuem dívidas e multas em atraso.

Quando o carro é apreendido nestas operações policiais, ele vai para o pátio do Detran por cerca de 90 dias. Nesse período, o antigo proprietário deve regularizar a situação do veículo, como por exemplo, documentos vencidos ou multas devido às condutas irregulares durante a condução do veículo ou até mesmo débitos em atraso.

Dessa forma, se o antigo proprietário não conseguir recuperar o carro, então ele passará a pertencer ao Detran e vai à leilão. Geralmente, esse carros são leiloados em lotes e são vendidos em dias e horários agendados.

Dessa maneira, o novo proprietário que arrematar o veículo, precisa comprometer-se em regularizar o carro para poder utilizá-lo. Além disso, o evento tem como intuito tirar esses carros do pátio do Detran para que sejam adquiridos por novos donos e circulem normalmente.

Durante o Leilão de carros do Detran, os carros à venda ficam em exposição no pátio do Detran e são divididos em lotes. Os compradores interessados em levar o carro para casa, podem visitá-los e verificar como estão suas condições, possuem falhas mecânicas etc.

Como participar do Leilão do Detran?

Para participar do Leilão de carros do Detran é preciso fazer um cadastro no site do Detran,  seja para pessoas físicas ou jurídicas, informando o CNPJ ou CPF. Dessa forma, é possível garantir sua vaga no evento.

Durante o Leilão de carros do Detran, o comprador interessado que conseguir dar o maior lance, pode levar o carro para casa. Além disso, é preciso assinar um comprovante de compra e pagar à vista pelo menos 30% do valor do lance.

Também é possível também participar do Leilão de carros do Detran pela internet, em sites de empresas de leilões parceiras, mas após a compra é preciso pagar um boleto bancário.

Vale lembrar que para retirar o carro do pátio do Detran, é necessário que o valor do arremate seja pago e o veículo seja retirado em até 30 dias. Isso porque depois desse período pode ser cobrado uma multa de 2% do valor do veículo que corresponde ao aluguel do pátio.

O Leilão de carros do Detran vale a pena?

Leilão de carros do Detran é uma boa oportunidade de comprar um carro por preços mais acessíveis do que em lojas e concessionárias. Porém, em leilões o valor do carro precisa ser pago à vista e por esse motivo é preciso avaliar se vale a pena o investimento.

Além disso, um carro de leilão, diferente de carros zero km, podem conter problemas mecânicos e elétricos. Por isso, é preciso pesquisar qual é a procedência do carro antes de decidir comprá-lo.

Outro ponto que vale ressaltar é que carros de leilão apesar de serem mais baratos, tendem a serem desvalorizados com o tempo e caso o dono decida vendê-lo, o preço pode diminuir. Por esse motivo, se pretende comprar um carro para investir, é recomendado carros de financiamentos.

Comments

0 comments